Eventos

Bolsistas do programa PIBID participam do 2º PIBID/SUL (Práticas de Iniciação à Docência na região Sul) na UNISINOS, Campo de São Leopoldo - RS


Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2017 ocorreu, na cidade de São Leopoldo – RS, UNISINOS, o 2º seminário de Práticas de Iniciação à Docência na região Sul (2º PIBID/SUL), com a participação de dois trabalhos apresentados pelos bolsistas do PIBID Artes Visuais - Unochapecó.


(Acervo PIBID)





Bolsistas do programa PIBID participam do 7º SIEPE (Seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão)

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2017 ocorreu, na cidade de Chapecó -SC, o 7º Seminário Integrado de ensino, pesquisa e extensão (SIEPE), com a participação de três trabalhos apresentados pelos bolsistas do PIBID Artes Visuais - Unochapecó, sendo eles:
  • Formação e capacitação para a docência  em Arte/Educação: PIBID Artes Visuais da Unochapecó;
  • O Diário Gráfico como suporte de expressão individual: uma proposta gerada pelo projeto PIBID Artes Visuais;
  • Percepção dos bolsistas do PIBID- Artes Visuais sobre o processo de ensino e aprendizagem na escola.

(Acervo PIBID)

(Acervo PIBID)

(Acervo PIBID)
Como resultado do empenho dos bolsistas e coordenadora de área, ficaram em terceira colocação no prêmio de produção acadêmica, na categoria de ensino.

https://www.even3.com.br/seminariouno2017






Bolsistas do programa PIBID participam do Seminário Articulado dos Programas de Licenciatura da Unochapecó. “Formação de docentes para o século XXI: Que escola queremos?” 



Nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2016, ocorreu na cidade de Chapecó -SC, o evento anual do PIBID, PARFOR e PROESDE. Todos os bolsistas participaram do evento que reuniu professores e alunos do ensino superior e básico da região Oeste de Santa Catarina.



Foto: Janaina Schvambach



"De acordo com uma das coordenadoras do Seminário, professora Teresa Dill, o Seminário ressalta a preocupação em discutir a formação de professores e, principalmente, fazer uma reflexão de como essa formação se reflete na escola. “Uma pesquisa realizada com mais de 400 professores da educação básica revelou que um dos principais problemas da educação escolar é o desinteresse do aluno e a ausência da família. A nossa intenção é fazer uma autorreflexão de como eu, enquanto professor, posso repensar, propor e não apenas mais culpabilizar. Entender qual a minha responsabilidade nesse processo”."
Dentre as atividades podemos citar as palestras ministradas nos dias 17 pelo professor Julio Furtado com o tema: A gestão da sala de aula, Gestão da relação interpessoal: O que sei sobre eles? Criação de vínculos (olhar); Gestão da conduta: A quem cabe? Os pré-requisitos não estão prontos. Contrato didático (crença, assembleias de classe); Regras e princípios. Regras morais e regras convencionais. Disciplina e incivilidade. Gestão da aprendizagem: O sentido do conteúdo para o professor. A crença de como se aprende. Do sentido ao significado. Mediação da aprendizagem. Ensinar conteúdos X desenvolver competências. Avaliar para garantir a aprendizagem.




Foto: Janaina Schvambach


      No dia 18 ocorreu um debate entre os professores de diversos níveis sobre a proposta curricular educacional de Santa Catarina. As discussões partiram de questões levantadas pelo público participante. Posteriormente, o dia 19 foi dedicado exclusivamente à apresentações das atividades desenvolvida pelos programas participantes . Ao final, houve uma participação especial do PIBID Diversidade, onde os indígenas mostraram sua cultura na linguagem da dança.
   "O estudante do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, Adroaldo Antonio Fidelis, que pretende atuar no ensino de crianças em escolas da região, considera o evento um incentivo a mais para pensar uma educação diferente e mais atrativa. De acordo com ele, a escola deve contribuir na formação consciente de alunos cidadãos e membros da sociedade. Adroaldo pertence à cultura indígena e ressalta que os valores tradicionais de cada cultura devem ser ensinados, porém não se deve esquecer dos acontecimentos ao redor de todo o mundo." 


Foto: Janaina Schvambach


A participação no presente evento fora de grande valia para a formação acadêmica e profissional, permitindo a reflexão em relação à pratica pedagógica.



BOLSISTAS DO PROGRAMA PARTICIPAM EM PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS EM EVENTOS 




Nos dias 24 e 25 de setembro de 2015, ocorreu na cidade de Concórdia -SC, o V Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), onde os bolsistas participaram com a publicação de relato de experiências no formato de pôster, intitulado "A linha como elemento visual na compreensão da Arte Contemporânea: experiências na rede estadual de ensino" (Autores: Diana Leticia Chiodelli, Regiane Angélica Eberts e Janaina Schvambach), que reflete a prática pedagógica no ensino da arte, com estudantes do 3º ano do ensino fundamental na Escola de Educação Básica Professora Valesca Parizotto participante do programa,  abordando namodalidade de oficina, a temática da linha enquanto elemento básico da linguagem visual no que contempla o ensino da arte, caracterizando referencial teórico e a prática pedagógica. (Imagem 01 - V fórum).

A participação no presente evento fora de grande valia para a formação acadêmica e profissional, permitindo a reflexão em relação à pratica pedagógica.






Poster apresentado no evento - Comunicadora Regiane Angélica Eberts.

Fonte: Regiane Angélica Eberts.





Nos dias 14,15 e 16 de outubro de 2015, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, apresentaram dois artigos na cidade de Pelotas - RS, no II Seminário Internacional do Ensino da Arte: Culturas e Práticas do Cotidiano. O relato de experiência intitulado: Arte brasileira: contextos e reflexões numa prática pedagógica (Autores: Diana Chiodelli, Maria de Souza, Luiz Carlos Pires, Regiane Eberts e Janaina Schvambach) foi apresentado no modelo de comunicação oral que reflete as práticas na educação básica abordando relações da Semana de Arte Moderna de 1922 e questões sociais pertinentes da época, bem como a relação com cotidiano dos estudantes. Realizado em escola parceira do programa E.E.B. Profª Valesca Parisotto, com turma de 9º ano do ensino fundamental.   

Imagem 02.jpg
Apresentação de comunicação oral no evento - Comunicadoras Maria de Souza e Diana Chiodelli. 


E o relato de experiências intitulado: A representação da figura humana na arte moderna brasileira (Autores: Jamille Neves Nemerski, Dyonathan de Morais, Suzamara Cavalheiro, Monica Zanella e Janaina Schvambach), também apresentado como comunicação oral por dois bolsistas do PIBID, explanando sobre a oficina realizada com turma do 7º ano, na escola parceira do programa, EBM Jardim do Lago. A comunicação abrangeu um breve referencial teórico sobre a Arte Brasileira e a figura humana, assim como praticas e resultados obtidos durante a oficina.
Imagem 03.jpg
Apresentação de artigo na modalidade de comunicação oral - Comunicadores: Jamille Neves Nemerski e Dyonathan de Morais. 
Fonte: Janaina Schvambach.


O evento fora de grande importância para o grupo de bolsistas do PIBID, uma vez que além de apresentar relatos  das práticas desenvolvidas, participaram como ouvintes do evento, o qual constou com inúmeros debates sobre Arte e seu ensino, além de compartilhar diferentes ações educativas propostas em distintos contextos.

12105919_10205936013614285_5211006219165411870_n.jpg
Bolsistas do Programa participam do congresso.
Fonte: Janaina Schvambach.

Durante os dias de 26 à 29 de outubro de 2015 (de segunda à quinta-feira)  em Curitiba - PR, ocorreu o evento  XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Atendimento Escolar Hospitalar - ENAEH, onde os bolsistas participaram apresentando seus artigos:  Com o relato de experiência  - A linha e a arte contemporânea: experiências originárias do programa PIBID (Autores: Diana Chiodelli, Regiane Eberts e Janaina Schvambach), A camera escura, fotografia e o ensino da arte ( Autores: Noili de Almeida Bedin, Janaina Schvambach e Diana Leticia Chiodelli) e Introdução ao desenho de figura humana ( Autores: Jamille Neves Nemerski e Janaina Schvambach). Por meio de comunicação oral, os três relatos foram explanados pelas bolsistas do PIBID, contando com sucinta analise referente aos referenciais teóricos utilizados nas oficinas, assim como resultados e considerações sobre as oficinais, as quais ocorreram em escolas parceiras do programa, EEB Profª Valesca Parizotto e EBM Jardim do Lago, em turmas de 3º ano do ensino fundamental, ensino não formal e 7º ano do ensino fundamental, respectivamente.
Imagem 04 - Copia.NEF.jpg
Apresentação de artigo na modalidade de comunicação oral - A camera escura, fotografia e ensino da arte - Comunicadoras: Diana Chiodelli de Noili Bedin.


Imagem 05 - Copia.NEF.jpg
Apresentação de artigo na modalidade de comunicação oral - A linha e a arte contemporânea: experiências originária do programa PIBID - Comunicadora: Diana Chiodelli.
Fonte: Diana Chiodelli.


Imagem 06 - Copia.NEF.jpg
Apresentação de artigo na modalidade de comunicação oral - Introdução ao desenho de figura humana - Comunicadora: Jamille Neves Nermeski.
Fonte: Diana Chiodelli.


Nos dias 05 e 06 de novembro ocorreu na cidade de Chapecó - SC, na Unochapecó, o V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, com a Temática: Articulação Ensino, Pesquisa e Extensão Como Princípio de Aprendizagem, onde os bolsistas do programa participaram com publicação e apresentação de posteres: o relato de experiências A linha como elemento visual na compreensão da arte contemporânea: Experiências na rede estadual de ensino. (Autores: Diana Leticia Chiodelli, Regiane Angelica Eberts e Janaina Schvambach) fora apresentado no V Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), sendo que, sua aprovação determinava posterior apresentação neste evento. E o relato de experiências Oficina de introdução ao desenho de figura humana para adolescentes na rede municipal de ensino em Chapecó, o qual constou de forma resumida a ação realizada na EBM Jardim do Lago com turma do 7º ano.

Imagem 08.jpg
Apresentação de artigo na modalidade de poster - Oficina de introdução ao desenho de figura humana para adolescentes na rede municipal de ensino.
Fonte: Jamille Neves Nemerski.

Imagem 07.NEF.jpg
Apresentação de artigo na modalidade de poster - A linha como elemento visual na compreensão da arte contemporânea: Experiências na rede estadual de ensino - Comunicadoras: Diana Chiodelli e Regiane Angélica Eberts.
Fonte: Diana Leticia Chiodelli.








III Seminário PIBID Articular: Universidade e Escola e V Mostra de Iniciação à Docência -        13 de dezembro de 2014. 

    
     O III Seminário do PIBID, tem por objetivo, socializar em âmbito da Universidade as ações realizadas durante o ano, de todas as áreas em que atua o Programa. 
     Iniciando as ações do dia, com a realização de Palestra sobre Ética e Educação: O compromisso ético do professor, seguindo para a socialização dos trabalhos de cada PIBID presente na Universidade. 





Fonte/Acervo: Janaina Schvambach. 
Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.

Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.

Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.

Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.

Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.

Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.

Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.

Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.

Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.


Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.

Fonte/Acervo - PIBID/Unochapecó.



Viagem - Porto Alegre - RS - Dias 30 e 31 de outubro de 2014


     A viagem promovida pelo Programa Institucional de Iniciação à Docencia - PIBID, via CAPES, visou o aperfeiçoamento dos bolsistas no âmbito de conhecimento em áreas específicas de sua formação, para posterior atuação nas escolas. Os bolsistas do Curso de Artes Visuais visitaram alguns museus e galerias de artes, sendo: Fundação Iberê Camargo, Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS e o espaço Santander Cultural, além do evento 60ª Feira do Livro,na praça da Alfândega.

Fonte/Acervo: Noili Bedin.

Fonte/Acervo: Noili Bedin.

Fonte/Acervo: Noili Bedin.




Oficinas/Caibi - SC - 29 de outubro de 2014.


     Em parceria com o programa Universidade escola, da Unochapecó, o PIBID Artes Visuais, promoveu na cidade de Caibi- Sc, durante o dia 29 de outubro de 2014, oficinas para alunos de escolas municipais e estaduais, na feira do conhecimento que acontece anualmente na cidade.
     Foram duas oficinas ministradas por bolsistas do programa, via supervisão da Coordenação, de ambos programas, sendo elas de confecção de  Stêncil e da Camara escura.

Fonte/ Acervo: Noili Bedin. 

Oficina de confecção da Camara Escura, ministrada pelas bolsistas: Monica Zanella, Noili Bedin e Suzamara Cavalheiro.



Fonte/Acervo: Noili Bedin

Fonte/Acervo: Noili Bedin
(Imagem/Acervo: Luiz Carlos Pires.).
(Imagem/Acervo: Luiz Carlos Pires.).

(Fonte/Acervo: Noili Bedin)








Oficina de confecção de Stêncil, ministrada pelas bolsistas: Diana Chiodelli, Gabriela Rodrigues e Rosimar Dalla Monta. 







(Imagem/Acervo: Luiz Carlos Pires.).
(Imagem/Acervo: Luiz Carlos Pires.).
(Imagem/Acervo: Luiz Carlos Pires.).
(Imagem/Acervo: Luiz Carlos Pires.).
(Imagem/Acervo: Luiz Carlos Pires.).

(Fonte/Acervo: Noili Bedin).













II Encontro Catarinense do PIBID - Itajaí/SC - de 21 à 22 de julho de 2014.


     Durante os dias 21 e 22 de julho de 2014, na Universidade do Vale do Itajaí, em Itajai, SC, ocorreu o II Encontro Catarinense do PIBID, construído na intenção de ampliar as perspectiva de discussões e reflexões acerca das vivências à respeito da Educação Básica, visando a socialização do resultado das abordagens pedágogicas desenvolvidas para melhor atuação do programa em todo o âmbito estadual.
     Composto por cronograma o evento previa além de palestras com profissionais convidados, a realização de oficinas do PIBID de cada Universidade e curso específico, para discernir o contato de bolsistas de diferentes outras disciplinas visando a socialização das experiências vividas e dialogadas.
     Os bolsistas do Curso de Artes Visuais, elaboraram oficina a partir da relação de arte e escultura, por meio da arte local, a partir da obra de Paulo de Siqueira.


Fonte/Acervo: Noili Bedin.


Fonte/Acervo: Noili Bedin.


Fonte/Acervo: Noili Bedin.


Fonte/Acervo: Noili Bedin.


Fonte/Acervo: Noili Bedin.








Nenhum comentário:

Postar um comentário