História do Ensino da Arte no Brasil

Entrevista com a Profª. Drª. Ana Mae Barbosa, Professora do departamento de Artes Plásticas da ECA/USP e ex-diretora do MAC. A entrevista está inserida no projeto "Memórias ECA 50 anos", cujo objetivo é resgatar as memórias de ex-professores, diretores e funcionários da instituição. Para mais informações e outros vídeos.

Vídeo sobre a fala de Ana  Mae Barbosa: https://www.youtube.com/watch?v=KyjPjAM784o
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BOLSISTAS DO PROGRAMA PARTICIPAM EM PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS EM EVENTOS NO SUL DO PAÍS





Nos dias 24 e 25 de setembro de 2015, ocorreu na cidade de Concórdia -SC, o V Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), onde os bolsistas participaram com a publicação de relato de experiências no formato de pôster, intitulado "A linha como elemento visual na compreensão da Arte Contemporânea: experiências na rede estadual de ensino" (Autores: Diana Leticia Chiodelli, Regiane Angélica Eberts e Janaina Schvambach), que reflete a prática pedagógica no ensino da arte, com estudantes do 3º ano do ensino fundamental na Escola de Educação Básica Professora Valesca Parizotto participante do programa,  abordando namodalidade de oficina, a temática da linha enquanto elemento básico da linguagem visual no que contempla o ensino da arte, caracterizando referencial teórico e a prática pedagógica. (Imagem 01 - V fórum).
A participação no presente evento fora de grande valia para a formação acadêmica e profissional, permitindo a reflexão em relação à pratica pedagógica.
Para consultar o resumo expandido acesse o link http://www.unc.br/vfiepeacafe/Anais_Forum_ACAFE.pdf pág. 207.




Poster apresentado no evento - Comunicadora Regiane Angélica Eberts.
Fonte: Regiane Angélica Eberts.


Nos dias 14,15 e 16 de outubro de 2015, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, apresentaram dois artigos na cidade de Pelotas - RS, no II Seminário Internacional do Ensino da Arte: Culturas e Práticas do Cotidiano. O relato de experiência intitulado: Arte brasileira: contextos e reflexões numa prática pedagógica (Autores: Diana Chiodelli, Maria de Souza, Luiz Carlos Pires, Regiane Eberts e Janaina Schvambach) foi apresentado no modelo de comunicação oral que reflete as práticas na educação básica abordando relações da Semana de Arte Moderna de 1922 e questões sociais pertinentes da época, bem como a relação com cotidiano dos estudantes. Realizado em escola parceira do programa E.E.B. Profª Valesca Parisotto, com turma de 9º ano do ensino fundamental.   Os artigos na integra estão disponíveis somente em CD-ROM.

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Apresentação de comunicação oral no evento - Comunicadoras Maria de Souza e Diana Chiodelli. 


E o relato de experiências intitulado: A representação da figura humana na arte moderna brasileira (Autores: Jamille Neves Nemerski, Dyonathan de Morais, Suzamara Cavalheiro, Monica Zanella e Janaina Schvambach), também apresentado como comunicação oral por dois bolsistas do PIBID, explanando sobre a oficina realizada com turma do 7º ano, na escola parceira do programa, EBM Jardim do Lago. A comunicação abrangeu um breve referencial teórico sobre a Arte Brasileira e a figura humana, assim como praticas e resultados obtidos durante a oficina.
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Apresentação de artigo na modalidade de comunicação oral - Comunicadores: Jamille Neves Nemerski e Dyonathan de Morais. 
Fonte: Janaina Schvambach.


O evento fora de grande importância para o grupo de bolsistas do PIBID, uma vez que além de apresentar relatos  das práticas desenvolvidas, participaram como ouvintes do evento, o qual constou com inúmeros debates sobre Arte e seu ensino, além de compartilhar diferentes ações educativas propostas em distintos contextos.

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Bolsistas do Programa participam do congresso.
Fonte: Janaina Schvambach.

Durante os dias de 26 à 29 de outubro de 2015 (de segunda à quinta-feira)  em Curitiba - PR, ocorreu o evento  XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Atendimento Escolar Hospitalar - ENAEH, onde os bolsistas participaram apresentando seus artigos:  Com o relato de experiência  - A linha e a arte contemporânea: experiências originárias do programa PIBID (Autores: Diana Chiodelli, Regiane Eberts e Janaina Schvambach), A camera escura, fotografia e o ensino da arte ( Autores: Noili de Almeida Bedin, Janaina Schvambach e Diana Leticia Chiodelli) e Introdução ao desenho de figura humana ( Autores: Jamille Neves Nemerski e Janaina Schvambach). Por meio de comunicação oral, os três relatos foram explanados pelas bolsistas do PIBID, contando com sucinta analise referente aos referenciais teóricos utilizados nas oficinas, assim como resultados e considerações sobre as oficinais, as quais ocorreram em escolas parceiras do programa, EEB Profª Valesca Parizotto e EBM Jardim do Lago, em turmas de 3º ano do ensino fundamental, ensino não formal e 7º ano do ensino fundamental, respectivamente. Para acessar os artigos na integra acesse http://educere.bruc.com.br/anais/  e insira o título de cada um dos artigos.
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Apresentação de artigo na modalidade de comunicação oral - A camera escura, fotografia e ensino da arte - Comunicadoras: Diana Chiodelli de Noili Bedin.


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Apresentação de artigo na modalidade de comunicação oral - A linha e a arte contemporânea: experiências originária do programa PIBID - Comunicadora: Diana Chiodelli.
Fonte: Diana Chiodelli.


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Apresentação de artigo na modalidade de comunicação oral - Introdução ao desenho de figura humana - Comunicadora: Jamille Neves Nermeski.
Fonte: Diana Chiodelli.


Nos dias 05 e 06 de novembro ocorreu na cidade de Chapecó - SC, na Unochapecó, o V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, com a Temática: Articulação Ensino, Pesquisa e Extensão Como Princípio de Aprendizagem, onde os bolsistas do programa participaram com publicação e apresentação de posteres: o relato de experiências A linha como elemento visual na compreensão da arte contemporânea: Experiências na rede estadual de ensino. (Autores: Diana Leticia Chiodelli, Regiane Angelica Eberts e Janaina Schvambach) fora apresentado no V Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), sendo que, sua aprovação determinava posterior apresentação neste evento. E o relato de experiências Oficina de introdução ao desenho de figura humana para adolescentes na rede municipal de ensino em Chapecó, o qual constou de forma resumida a ação realizada na EBM Jardim do Lago com turma do 7º ano.

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Apresentação de artigo na modalidade de poster - Oficina de introdução ao desenho de figura humana para adolescentes na rede municipal de ensino.
Fonte: Jamille Neves Nemerski.

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Apresentação de artigo na modalidade de poster - A linha como elemento visual na compreensão da arte contemporânea: Experiências na rede estadual de ensino - Comunicadoras: Diana Chiodelli e Regiane Angélica Eberts.
Fonte: Diana Leticia Chiodelli.






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 O papel da educação é subverter regras...
“A educação tem a ver com amor e responsabilidade. É o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumir a responsabilidade por ele e o renovamos com a chegada dos mais novos.”



Texto na íntegra disponível em: 
http://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2013/04/09/o-papel-da-educacao-e-subverter-as-regras/


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"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?Seriam eles capazes de aprender realmente o que a tanto tempo têm andado a ensinar?"
(José Saramago)












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Por que achamos que ser magro é bonito?

Textos de Ana Luísa Fernandes e de Priscila Bellini 
no site da revista sUPER INTERESSANTE. 

"Ser magra é a prioridade nº1 de muitas das mulheres. Essa obsessão não surgiu 
do dia para a noite: ela é fruto de um ambiente mais cruel do que você 
imagina. A SUPER explica de vez essa história".




Acesse o link e conheça o texto na integra:
http://super.abril.com.br/comportamento/por-que-achamos-que-ser-magro-e-bonito




Mario Sergio Cortella fala sobre a necessidade da arte.



Mário Sergio Cortella, filósofo e educador.
Acervo: http://itforum365.com.br/35524/mario-sergio-cortella-fala-sobre-educacao-economia-e-o-papel-do-empresariado-brasileiro/

"Mário Sérgio Cortella é filósofo e escritor, com mestrado e doutorado em educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012)), com docência e pesquisa na pós-graduação em educação: currículo (1997/2012) e no departamento de teologia e ciências da religião (1977/2007); é professor-convidado da fundação dom cabral (desde 1997) e o ensinou no gvpec da fgv-sp (1998/2010). foi secretário municipal de educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido assessor especial e chefe de gabinete do prof. Paulo Freire." O vídeo apresenta na fala de Cortella, a necessidade do fazer artístico para a humanidade, que precisa da significado a existencia. Não deixe de conferir: 


















Zygmunt Bauman fala sobre a sociedade contemporânea. 

Em entrevista a MZ Magazine, o sociólo polonês fala sobre o efeito da modernidade sobre as pessoas, acesse o link e confira a entrevista completa:

http://www.contioutra.com/entrevista-zygmunt-bauman-e-possivel-que-ja-estejamos-em-plena-revolucao/

 Modernidade significa modernização obsessiva, viciante, compulsiva. Modernização significa não aceitar as coisas como elas são, e sim transformá-las em algo que consideramos que é melhor. Modernizamos tudo. Você pega as suas regulações, seus objetos, e trata de modernizá-los. Não duram muito tempo. Isso é o mundo líquido. Nada tem uma forma definida que dure muito tempo. Deve-se dizer que fundir o que é sólido, transformá-lo em líquido e moldá-lo de novo era uma preocupação da modernidade desde o princípio, mas o objetivo era outro. Arbitrariamente, mas acredito que de forma útil, situo o início da modernidade no ano de 1.775 no terremoto de Lisboa, seguido de um incêndio que destruiu o que restava e em seguida um tsunami que levou consigo tudo para o mar."( Trecho retirado da entrevista, realizada em janeiro de 2015.).

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